terça-feira, 5 de novembro de 2013

Assim começou o vestibular no Brasil...

Imagem meramente ilustrativa
As primeiras escolas superiores no Brasil foram criadas a partir de 1808, quando a família real portuguesa se estabeleceu no país. Para ingressar nessas instituições o candidato precisava ter a idade mínima de 16 anos e passar pelos exames de madureza.

Instituído no Brasil em 1911, o vestibular sofreu muitas modificações, já passou por dezenas de leis, decretos, portarias e resoluções. No início, o sistema era o mais elitista e excludente possível, só entrava na universidade quem tinha cursado um colégio tradicional. 

Neste mesmo ano, uma comissão de instrução pública, preocupada com a falta de preparo dos estudantes que chegavam ao ensino superior, apresentou na Câmara Federal um projeto de reformas. Havia calouros de direito que desconheciam completamente o latim e escreviam o português como crianças de grupo escolar, rapazes que se dirigiam às escolas de engenharia eram obrigados a repetir o curso de matemática, por ser quase nulo o seu preparo nos primeiros elementos da aritmética, da álgebra e da geometria, candidatos aos cursos médicos que mal sabiam o que era a física e a química, estes foram alguns argumentos dos integrantes dessa comissão, na época. Neste ano, o ministro da Justiça e dos Negócios Interiores, Rivadávia da Cunha Corrêa, decidiu fazer um exame para selecionar quem poderia entrar nas universidades públicas, chamava-se "Concurso de Habilitação para Ingresso nas Faculdades".

A palavra vestibular só apareceu quatro anos depois, em 1915, quando os ensinos secundário e superior foram reorganizados na República Velha. O exame vestibular era feito em duas provas, uma escrita e outra oral. A prova escrita consistia na tradução de um trecho de autor clássico francês e de um livro fácil de inglês, sem auxílio de dicionário, e a prova oral sobre elementos de fisiologia e logica, história universal e história da filosofia.

Significado

Vestibular vem de vestíbulo, o espaço existente entre a porta de entrada e as principais dependências de uma casa. Ao passar dos anos, esse espaço transformou-se na estreita e obrigatória passagem pela qual deveriam passar os candidatos que pretendessem cursar as poucas carreiras existentes da época.

Em 1961, a lei que ficou conhecida como de Diretrizes e Bases deu equivalência a todos os cursos de grau médio para entrada nos cursos superiores. Os cursinhos pré-vestibulares surgiram nesse momento, quando o número de excedentes - os candidatos que mesmo conseguindo as notas mínimas exigidas para entrar na universidade não conseguiam vagas nas faculdades - tornou-se muito grande.

Foi nessa época também que começaram a proliferar as universidades particulares, algumas apresentando um ensino de qualidade duvidosa. Os exames, de tão concorridos, já não cabiam nas salas das faculdades e começaram a ser feitos em grandes espaços, como no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, ou no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
Fontes: Ministério do Meio Ambiente e jornal O Estado de São Paulo.
www.docencia-ensinosuperior.blogspot.com.br