terça-feira, 5 de novembro de 2013

Dicas para o docente de Ensino Superior

Recomendações práticas para um professor universitário iniciante, sobre como desenvolver o trabalho em sala de aulaBaseado no texto: Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas (Marcos T. Masetto).

1- O professor, em primeiro lugar, deve ter total domínio e conhecimento sobre o conteúdo que será aplicado em sala de aula. Ele deve trocar conhecimentos com os alunos, promover a interação entre eles e deve saber que a sala de aula é um espaço onde são formados cidadãos, local onde deve-se discutir, debater, ler, ouvir, perguntar, solucionar dúvidas e auxiliar na produção de conhecimento. O professor deve ensinar e aprender ao mesmo tempo.
2- O professor deve conhecer as características da turma. Desta forma ele planejará a aula conforme cada uma. Nenhuma aula é igual, os alunos possuem identidades diferentes, facilidades e dificuldades para absorver o conteúdo. Por isso é necessário conhecê-los e adaptar-se a cada um, e se preciso, modificar o planejamento de aula.
3- É importante saber que outros espaços, além da sala de aula, também ajudam no aprendizado. A experiência e o contato físico agregam ao conhecimento. Aulas de laboratório, conhecer o meio ambiente onde se pretende trabalhar, explorar a internet auxiliam na formação do profissional.
4- É interessante que o professor reveze entre aulas tradicionais, expositivas (com utilização de recursos áudio visuais) e aulas interativas, com debates, formação de grupos de pesquisas. Lembrando que o formato da aula depende do rendimento da sala, do conteúdo, da turma e do tempo de aula. Buscar atividades pedagógicas que sejam mais eficientes para colaborar com a aprendizagem dos alunos e melhorar a qualidade dos cursos de graduação.
5- O professor deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de aula, os planos para aquela disciplina. Mostrar o que será abordado, em qual sequência, como ele pretende aplicar o conteúdo, esclarecer dúvidas quanto a disciplina. A sugestão é que ele, em um primeiro momento, descubra o que os alunos conhecem e esperam em relação aquele conteúdo, e depois deixar claro tudo o que eles irão aprender. Desta forma, os alunos saberão a importância da disciplina para o curso e para a construção do profissional.
6- Atividades individuais e atividades em grupos se complementam. Solicite que o aluno faça leitura de textos em casa e se prepare para discutir o assunto em sala de aula, em grupo. A leitura de texto é importante, mas deve ser exigida de diversas formas, para não desestimular o aluno: observe o tempo de leitura e o tamanho do texto, peça que façam resumos, ou que façam perguntas para discutir em sala, e assimalterne a forma desta leitura.
7- Utilize a mídia eletrônica para que haja uma maior interação entre os alunos e com o professor. Criar um e-mail onde a turma possa trocar informações, enviar e responder dúvidas. Isso quebra a barreira física da sala de aula e estimula os alunos, tornando a aprendizagem mais eficaz.
8-  Avaliações são importantes para fazer com que os alunos percebam o que estão aprendendo, o que está faltando, o que é importante ser completado e como poderão ser melhorados. A avaliação ajuda o professor perceber se a turma está entendendo e absorvendo o conteúdo. Ela é não serve como forma de controlar resultados e pontos.
9- O aluno deve ser estimulado para que adquira autonomia. Por isso o debate dentro da sala, o incentivo a pesquisa, a troca de experiência é importante para o a produção de conhecimento e opinião do aluno. Ele deve se sentir responsável pela busca da informação, aprender a localizá-las, relacionar com novas informações, fazer conclusões, desenvolvendo a capacidade de reflexão e valorização de forma continuada.
10-  Antes de ensinar, o professor deve mostrar ao aluno o que é “aprender a aprender”. Ou seja, a capacidade do aluno em refletir sobre sua própria experiência em aprender, identificar os procedimentos necessários para aprender, as melhores opções, as potencialidades e as limitações. A partir daí, o aluno desenvolve o próprio processo e a própria aprendizagem, no ritmo dele.